Portas giratórias de bancos são realmente automáticas?

O núcleo audiovisual do Circo Voador fez um pequeno teste para ver como anda a segurança de uma agência bancária. Um rapaz branco entrou no banco com uma bolsa repleta de metal. Deram o mesmo metal pra um rapaz negro entrar na agência, veja o que aconteceu:





Receba mais sobre "Portas giratórias de bancos são realmente automáticas?" e outros assuntos no seu e-mail (é grátis).

46 Comentários

  1. gilliard

    ridiculo!
    VIVA O BRASIL!

  2. Giovani

    isso não acontece apenas com negros, mas qualquer pessoa que estiver com roupas mais simples… sempre trava…

  3. amanda

    desconsiderando a cor..colocaram um nerds primeiro e depois um cara todo mulambento

    bem o mal … a aparência é tudo q ela sabe sobre a pessoa q vai entrar no banco

  4. Cara, não que não seja possível haver discriminação, mas teria uma porta giratória?
    Outra, isto parece ser mais ‘cena’ (firula) do ator do que constragimento.
    Dia desses entrei no banco com um monte de chaves, celular etc sem problemas. Precisei ir no carro buscar um papel e, na volta, a porta me barrou. Estranho? Não. É uma máquina, suscetível a dezenas de variáveis.

  5. Rafael

    Já entrei no banco com o notebook nas costas e a porta nao travou….
    tbm não da p/ afirmar que todas as portas são “detectoras de raça”, mas o fato de alguns bancos permitirem isso é uma vergonha

  6. Jari

    Se vocês acham que o banco, como empresa, não tem razão em se proteger, vamos aos seguintes fatos.

    Faça um gráfico do perfil de assaltos a banco no Brasil.
    Veja qual a porcentagem de assaltos realizados por brancos, e depois realizados por negros.

    Pois é, durma com este barulho.

  7. Fake. Ou vocês acham que tem um idiota lá apertando um botãozinho pra travar ou não a porta?

  8. Postei ontem isto no meu blog também…

    Na verdade estas portas funcionam com uma intensidade, ou seja, tolerância a quantidade de metal….

    Geralmente esta intensidade é aumentada proporcionalmente à escuridão da pele do cidadão…

  9. alanderson

    velho, os bancos grudam em vc pra abrir uma conta universitaria e tal, faz aquela propaganda…
    alguns meses atras fui ate minha agencia e tive q abrir mochila e mostrar notebook, celular, chaves e ainda por cima abrir o fichario pra mostra o interior dele pq tbm tem aquelas hastes d metal q prendem as folhas…
    caberia ate um processo… mas dexe a proxima oportunidade…
    eh por essas e por outras q eh muito melhor resolver as coisas pelo internet banking!

  10. Flavio

    Não são automaticas não. Eu mesmo já entrei com chaves, relogios, celulares, e com fone no ouvido, e uma pessoa que entrou exatamente antes de mim teve de deixar tudo isso antes. Fica um cara do lado, quando ele se sente entediado, sai apertando os botões huahua

  11. Nuclear Winter

    Ai ai..
    q polemico.. esses vagabundos q fizeram o video devem ser alunos universitarios dos cursos de humanas. Como falaram acima, a aparencia é tudo q ela sabe sobre a pessoa q vai entrar no banco.

    Se vc estivesse na rua a noite, e passasse um cara igual o do video, vc não iria ficar com receio tb??

    Meu saco para esses “universitarios” ..foda-se.

  12. Anonymous

    Olhando do ponto de vista da metodologia científica, a experiência foi inválida porque o primeiro rapaz entrou com a bolsa no lado direito, enquanto o segundo entrou com a bolsa no lado esquerdo. Pode parecer bobagem, mas não é: os sensores são mais sensíveis perto do centro da porta. Não sei bem o porquê, conclui isso por observação.

    Sou canhoto e por isso tendo a deixar chaves, celulares e moedas nos bolsos da esquerda e uma vez resolvi tentar. Passei tudo para os bolsos da direita e a porta não travou!

    Se tiver alguém aí que conheça o funcionamento dessas coisas, sinta-se livre pra me corrigir caso eu estiver errado.

  13. Camila

    Gente, já trabalhei em banco e garanto: portas são manualmente travadas.

    Preconceito sim. Puro e simples.

  14. Acho que todos Bancos deveriam ser igual ao Bradesco (No aspecto porta giratória). Não sei em outros Estados, mas aqui no Rio, o Bradesco não utiliza porta giratória.

    E isso não demonstra ser um banco menos ou mais inseguro.

  15. Mari

    Na verdade, eu já notei várias vezes que quando entra alguém logo imediatamente atrás de você (no caso do segundo rapas, entrou um senhor logo atrás) a porta trava. O que tem que fazer é sair, esperar atrás da linha amarela e entrar de novo. O que não aconteceu no vídeo mostrado.

  16. Rodrigo

    O segurança sempre tem um controle que desativa o detector !

    Se ele já conhece ou confia em quem está entrando ele libera se quiser !

  17. rafael

    fake ow ñ o brasil é cheio dessas coisas mesmo. falam que aqui é o pais da diversidade o país da felicidade, do calor, do caraio à quatro, mas na verdade ñ é nada disso ñ, é uma porcaria de país inútil e totalmente racista, aqui ñ é lugar pra raça negra, porque ñ existe lugar pior que essa porra aqui, o pior é que todo mundo é mascarado povinho nojento hipócrita do inferno, assim como nas igrejas e etc. ninguém gosta da raça negra só tem medo de admitir pow!! Aaaaah e eu sou negro ñ é preconceito da minha parte, digo isso por tudo que eu vi, vejo e escuto todos os dias, experiencia própria _|_

  18. Camilo

    É automático, sim. Só que os seguranças possuem um controle remoto, onde podem destrancar a porta, na hora que quiserem.

  19. Alex

    Claro, não existe racismo no Brasil……….. RIDÍCULO!

  20. GigaBytes

    @Anonymous o sensor me parece ser no marco de entrada da porta e não no sistema giratorio em si, você vai entrar, passa pelo marco e ela analisa o metal que passou independente de ser no lado esquerdo ou direito, se tem metal ela trava naquela rodada.

    algumas tem uma cestinha na porta giratoria, onde o guarda manda colocar as coisas de metal, e voltar até o marco para nova leitura.

  21. MARYY

    prconceito é foda!

  22. Zézinho

    Trabalho em banco e posso dizer que a porta é automática sim. Inclusive trava com os funcionários, se a gente não deixar os metais fora. Entretanto, o sensor apita pela concentração de metal e pela posição, em alguns pontos da porta ele não detecta tão bem, mas uma arma SEMPRE vai parar a porta, assim como um guarda chuva uhauhaha! E é claro que o Bradesco tirou elas do rio, se não ninguem entrava no banco!

  23. Dasla

    Do ponto de vista “acadêmico” a experiência tem falhas bem discutíveis…. Agora povim fica falando que o Brasil é um mar de rosas, que não tem preconceito, que o país NÃO é racista… Fala sério!!!!!! Em que Brasil vcs vivem pra eu me mudar ??????

  24. Emanuel

    Detector de melanina… rsrsrsrs Bando de filho da mãe quem faz isso. Se é um branco, o cara pode fazer um escandalo que todos acham que o cara tá no dever dele, se é um negro, todos acham que o segurança tá no dever dele… Muito foda isso.

    P.S: Sou branco e fico puto com essas coisas do Brasil-sil-sil-sil…

  25. Lilith

    Trabalho em banco, e ao contrário do que muita gente pensa, não são os guardas (seguranças) que travam a porta.
    A porta trava sozinha, seja por desregulagem ou outro problema qualquer. (ou pq realmente tem uma arma escondida, hehehehe)

    E outra. Acho que o vídeo não apresenta bem a realidade. Eles filmam a tentativa de entrada em apenas UMA agência. Isso não é o suficiente para se comprovar nada. Se quiserem comprovar alguma coisa, façam o mesmo teste em vários bancos, Itaú, Caixa Econômica, BB, Bradesco…

    Pq só UMA agência? Isso está mais para manipulação de opinião… Só pq em uma agência do Itaú aconteceu isso, é regra para todos os outros?

  26. Renato

    São automáticas COISA NENHUMA,cansei de entrar nos bancos que tem essa porta com celular,moeda….e nada da porta travar.

    O segurança que fica atrás de uma muretinha é que bloqueia de acordo com a cara da pessoa.

    Mulher com bolsa = bloqueio
    Gente pobre mal vestida = bloqueio

    e assim vai…..mó enganação isso ai,os banco que tem essas portas deviam tomar vergonha na cara….

  27. luiz augusto

    será que a comunidade negra do brasil nao tem a possibilidade de entrar com um processo contra essa agência do Itau não??

    Todos sabemos que o mundo é preconceituoso, e infelizmente seka no brasil, nos estados unidos, na noruega, se vc não é branco, ou branquelo logo te olham com outros olhos, infelizmente.

  28. William Bodão

    Eu tinha visto esse video e lembrei de uma cena.
    Eu moro em Santos e trabalho no setor de transporte de containeres.
    Certa vez estava fazendo um serviço e lembrei que precisava ir ao banco, estava barabado, usando uma camisa polo da empresa, calça jeans e sapatos de segurança com bico de aço.
    O banco que fui fica num bairro nobre aqui de Santos, na avenida Pedro Lessa, estava com uma dúvida no extrato bancario e não tinha ninguém ali do lado dos cxs. eletronicos tentei entrar em vão, falei pro segurança que os meus sapatos eram de bico de aço, só estava com o celular Nextel, e a carteira coloquei no porta objetos, tentei entrar de novo e ……preso na porta, foi quando já puto, levantei a camisa e gritei, que nw era bandido, e aí virou discussão, falei pro segurança que ele era peão igual a mim, o gerente veio e me antedeu……..Mas na porta não entrei.
    O detalhe eu sempre gostei da minha barba estilo bode, apenas o queixo e naquele dia ela estava beeeeem grande fazia uns três meses que não cortava, e a minha roupa não era de grife.
    mas mesmo assim estava com o uniforme e crachá da empresa em que trabalho. Fui embora muito, mas muito puto mesmo!!!
    Na volta pra casa resolvi fazer um teste, aparei minha barba, coloquei o outro uniforme da empresa uma camisa social de microfibra e uma calça social e um sapato social, voltei ao banco e o que aconteceu com os mesmo objetos no bolso, como carteira e celular, entrei rapidinhos como se a porta não estive ali.
    Fui direto no mesmo gerente que me atendeu no dia anterior e com a voz firme já cheguei falando o ocorrido do dia anterior e o que acontecia no exato momento ali, ele ficou sem graça e me pediu desculpas e não sabia onde enfiava a cara.
    Se você sofrer qualquer tipo de discrimanação, não o deixe acontecer retruque e brigue estamos num país livre….ou não??

  29. Gustavo

    Senhores, isso é uma pouca vergonha, as portas são manualmente travadas e já fui alvo desse mesmo preconceito também. Quanta hipocrisia….E quanto aos que questionam quanto ao número de assaltos feitos por negros, lembra do assalto ao banco central de fortaleza? Lá tinha brancos, e não me recordo (posso estar equivocado) de algum negro… Então não julgue a maioria através da sua hipocrisia e medo de arriscar e defender sua opinião. Não generalize a nossa raça através do seu racismo encutido desde pequeno em sua cabeça…

  30. vi

    Bullshit!!!. Antigamente os ladroes entravam no banco para roubar,
    agora voce entra no banco ou abre uma conta o banco te rouba. E assim no mundo enteiro. Moro na Colombia, pais que esta em guerra civil a 60 anos e os bancos nao teem porta de securanca, assim fica mais facil para os banqueiros ladroes.

  31. Zézinho

    William Bodão, bota com bico de aço trava a porta sim, e você não tem nem desculpa, pela clt é uso em trabalho e não tem nenhuma base pro segurança te deixar passar. Outra coisa, quem acha que a porta é manualmente travada, vai estudar o funcionamento da parada antes de falar merda. Eu sou branco, rico, tenho olho claro e se to com metal a porta trava, normal, é pra isso que ela serve. Apesar de que, é comprovado que nem sempre ela trava. Tem vezes que eu saio e volto dentro do banco e a porta trava/ não trava.

  32. Marco Aurelio

    Da pra ver que o negro criou caso na entrada para cumprir um procedimento que eh normal. Tirou a camisa e tudo o mais, o que certamente nao lhe foi pedido. Mas sem criar caso e se fazer de coitado, nao da pra levantar a bandeira da causa dos negros, nao eh verdade?

    Vamos dar uma “cota” de razao pra ele…

  33. Matti

    Na verdade a porta trava automaticamente no primeiro quarto de volta, acende uma luz do lado de dentro e o vigilante tem um controle que pode destravar a porta, fazendo ela destravar antes que a pessoa chegue no segundo quarto de volta. Se ele nao apertar o botão de liberar a passagem, a porta trava. Na verdade não é a porta que determina quem entra ou não, ela só aponta se tem metal, quem toma a decisão é o vigilante.

  34. Léo

    1º Sou negro
    2º A porta é mais sensível próximo ao centro
    3º O detector existe e o botão que trava manualmente também

    @video
    O racismo existe, esse video, o site ou qualquer manifesto não vai mudar nada na atitude dos seguranças dos bancos

    @comentaristas racistas
    Quanto a quantidade de crimes cometidos por negros, obvio que é maior já que os detentores do dinheiro vêm de familias que deram base para se desenvolverem profissionalmente e assim ter grana. Preto vem de escravo, sem nada, as bases ainda estão sendo feitas, especialistas estimam mais 3 gerações. Sem dinheiro em uma sociedade consumista onde você é o que você tem, rouba-se

    Comentário pessoal
    Foda-se nada vai mudar o que eu penso do mesmo jeito que não vou mudar o que os racistas pensam.
    Vão se preocupar com quem passa fome, com quem não sabe ler, com preço do transporte público primeiro.

  35. Ariel

    Porra o segurança ve um cara entra com uma bolsa, dai 2 minutos depois entra outro com a mesma e todo mulambento, quer que ele deixe entrar? AHUAHAUHAUAHUAHUA.

    Zuera, mas agora falando sério, essas portas podem ser travadas manualmente sim, eu trabalho no financeiro de uma empresa e várias vezes tenho que pagar contas. A fivela do meu cinto tem um metal e sempre a porcaria da porta trava, e todos, TODOS os bancos ( bradesco, caixa, bb, bic banco, hsbc.. etc) que eu fui eu tive que mostrar pro segurança o meu cinto e ele desbloquiava a porta pra mim.
    E sim, no vídeo pode ter ocorrido preconceito, mas como alguém aqui já comentou foi em só um banco, talvez em outro o primeiro cara com a bolsa cheia de metal seria barrado, por que não?

  36. Betina

    Vou sempre ao banco com o dono da empresa em que trabalho, ele sempre vai depois do expediente normal de banco, e N vezes que eu fui de bolsa, estava cheia de metal, e NUNCA apitou para mim em companhia dele, porque eu estava com ele e ele e conhecido na agência, então eles “liberam”.
    Porém quando vou sozinha….sempre apita…..
    Teve uma vez que cheguei no banco um pouco antes das 10h, quando ainda está fechado, daí eu vi um segurança do banco fazendo testes na porta giratória com um grampeador, apitou o tempo todo, e ele fazia o teste do grampeador em todas as extremidades da porta, como se fosse uma arma, para mostrar a todos que estavam na fila, que era impossivel entrar com arma….

  37. terrorista

    esse video não adianta de nada para se ter uma conclusão sobre o que realmente acontece, eles deveriam ter primeiro ligado para os fabricantes das portas automaticas, levantado dados sobre o funcionamento das mesmas, depois levantado dados sobre como funcioa a segurança dos bancos e só depois disto escolher uma agencia para fazer o teste.
    dessa maneira a ideia de preconceito fica clara, mas pode encobrir detalhes que não sabemos.

  38. Leonardo

    É o seguinte… quando eles trocaram a bolsa de mãos tambem trocaram de lado ela… um levou ela de um lado e o outro levou nas costas quase do outro lado.
    AO detector de metal pega masi de um lado. Já tentei entrar no banco e como tava cheio de coisa o segurança mandou colocar a bolsa encostada em mim do lado direito eu acho.
    Aí a porta não me barrou…

  39. Leonardo

    Tenho certeza que se eu, aparentemente branco, tentar entrar com uma arma no banco nada acontecerá, né? Entrarei tranquilamente! Granada também! Realmente eles vão arriscar a segurança do banco desligando a trava de segurança em função de racismo! OK, rapaz, acredito

  40. wag

    mey…tenso
    n sei nem o q dizer
    se foi preconceito mesmo ou nao…
    sei la
    mas q foi bizarro foi…a mesma bag
    tem mil e uma teorias
    eu mesmo (moreno, salvador, bahia) ja entrei com chave de carro no itau e n entrei no banco do brasil…a mesma roupa, mesmo dia, com a chave no mesmo bolso e sem nada mais, nem celular
    n sei n cara
    sei q tem um controle de intesidade, sei tb q tem um botao q destrava a hora q quiser, n sei se tem algum q trava a hora q quiser tb
    temkiviçuaew!

  41. Black Knight

    Essas portas são como muitas coisas feitas no Brasil – não prestam.

    Essas bostas de portas já me barraram umas vezes

    E não estava de terno e gravata, mas também não estava com as vestes que um mendigo usa.

    Não é raro ouvir que fulano entrou com canivete no banco e não foi barrado pela porta… E eu que entro com 3 moedas no bolso sou barrado…

    É froid!

    :/

  42. Simplificando? quem são os cara que mandam no brasil? BANCOS… tudo que você faze, e quanto mais você tem, o que você mais usa? BANCOS! todo mundo acha mesmo q os banco se preocupam com alguem que vai la paga conta, ou tem menos q 10barão em conta corrente? NÃO!! você tem 1.000 e tem um gerente particular? Não.. comentar, se aforar, brigar e discutir não da em nada, Quer um pior preconceito do que a porta? Fazer você espera 10, 30 minutos no telefone com aquelas musicas malditas para ser atendido e resolver um problema.. Acredito eu muito pior do q vc ir ate o banco e ter q tirar as coisas do bolso!! Quem não deve nao teme e não se encomoda! OK?

    Abraço pra todos

  43. Seph

    OMG!!!! Tem gente aqui achando que o “racismo” é um mecanismo na porta fala sério….. Se toca na próxima vez que forem a um banco deem uma olhada em volta sempre tem um segurança de olho na porta e sempre com as mãos “escondidas” são eles que eles é que travam a porta quando querem ou dão um “sinal verde”.E claro sim que a porta tem um dectetor de metais mas ela tambem é travada pelos seguranças por meio de controle a distancia ou liberada para passar alguem com metais quando eles deixam.
    Daí do “racismo” que na verdade é mais um preconceito social se você for rico com roupas de grife pode entrar com uma mochila com 20kg de chumbo que voce provavelmente vai entrar sem problemas , mas ser for um pobre mal trajado suas chances de ser barrado mesmo sem metal algum serão IMENSAS.

  44. Elesandro

    Claro que a segurança do banco ESTÁ TOTALMENTE CERTA. Não trata-se de racismo, preconceito e toda essa merda. Pura questão de bom senso. Acredito que a “matéria” aí, desde o começo, estava fadada a resultar no travamento da porta. Isso foi “má ciência”. Vcs induziram a segurança a agir da maneira que vcs queraim com um cara desse “naipe”. Eu lhe pergunto: e se fosse vc o segurança? digo, um bom segurança pelo menos, agiria de que maneira? Teria que identificar suspeitos, vc foi teinado e tudo, independentemente se a pessoa é ou não criminosa. Se não for, tudo bem, ergua a cabeça e segue em frente e tenha um pouco mais de amor próprio com sigo mesmo e não esquente a cabeça demais com o que a sociedade pensa de vc, não seja assim tão orgulhoso. “Ai, como a sociedade me descrimina porque eu sou negro, feio, pobre e analfabeto. Acho que vou ir atrás dos meus direitos. Tipo, como vou viver assim? Com toda essa gente dizendo coisas ao meu respeito”… e vai. Vê se um Buda está preocupado com todas essas trivialidades.

  45. Júlia

    Acho que vocês estão perdendo o ponto. O ponto não é “as portas fabricadas no Brasil são racistas?” e sim: o guarda liberou pro primeiro que era branco. Por que não liberou pro negro?

    É indiscutível que o guarda PODE liberar e ele PÔDE liberar pro branco.

    Deve ter apitado pro branco também. Mas na situação do vídeo o guarda talvez – talvez! – tenha visto que era branco e pensado, como o ilustre racista que falou que negros assaltam mais, “oh, há poucos índices de assaltantes brancos”.

    O banco TEM SIM que deixar a segurança de lado pra não ser racista. É a obrigação de todo mundo. Ao pensar que o negro tem maior probabilidade de ser assaltante do que o branco, SE É racista. Isso é indiscutível, é a definição de preconceito e de racismo. Se podem olhar pra minha cara, eu, branca do olho verde, podem olhar pra cara de qualquer negro ou negra e ter a mesma confiança que eu tenho, só porque, como diz o namorado, ganhei o jackpot social genético. Se os brancos inspiram confiança sem mérito algum, a obrigação do banco é ter a mesma confiança nas pessoas negras.

    Entendam: o caso NÃO É se a porta é ou não é automática. Isso é irrelevante. Relevante é que está no poder do guarda ali apertar ou não aquele botãozinho que destrava – e em TODAS as agências do Itaú tem uma placa que diz que existe esse botão e o destravamento é manual – e ele escolheu que o branco passasse e o negro, não. NÃO É caso de “ah o preto ali botou a bolsa desse lado”, ISSO NÃO IMPORTA, porque a máquina detecta metal de qualquer forma (senão, era só botar a arma do lado direito! Alguém realmente acha que uma pessoa seria burra o suficiente pra deixar uma falha de segurança DESSE TAMANHO?), o que importa é que por alguma razão fizeram uma escolha muito clara.

    Ah, e pro ignorante que falou da medida do Bradesco no Rio: no Bradesco de São Paulo e no de Porto Alegre também não tem porta automática.

  46. Wolf

    Sim, tem um filho da puta dum idiota ganhando pra apertar um botaozinho :D

Mais comentários: [1] 2 » Show All



Leia as regras antes de comentar:

Alguns dizem: "isso não é uma democracia". Bom, aqui talvez até seja, mas então eu sou o Hugo Chaves e você não passa de um torcedor do Miss Universo e fã de baseball. Aproveite esse espaço para compartilhar e acrescentar às informações contidas no post. Portanto, antes de qualquer "Ronaldo", "First" ou "Nem li", leia as regras abaixo. Não dói nada:

1 - Comentários de anônimos e/ou com e-mails inválidos serão apagados. Se quiser falar besteira ou me ofender, ao menos se identifique para que eu possa saber de quem estou rindo.

2- Já existe um campo reservado para você colocar o link do seu site/blog. Comentários com qualquer tipo de link são deletados, mesmo que o link seja relacionado ao conteúdo do post. Controle-se!

3 - A continha necessária para comentar (Quanto é 2+3, por exemplo) é apenas um anti-spam para evitar comentários de mecanismos automáticos. Dica: o resultado é 5.

4 - Nós do Bobagento ao menos tentamos escrever corretamente. Gostaríamos que os leitores fizessem o mesmo. Comentários escritos em miguxês e em caixa alta não serão aprovados.

5 - Antes de comentar, tenha certeza de que você entendeu o que acabou de ler para que possa fazer um comentário relevante e dentro do contexto.

6 - Palavrões: Use essa porra com moderação, caralho!

7 - As opiniões expostas nos comentários não refletem as dos autores do blog. Inclusive, as vezes mal refletem as do autor do comentário.

Quer configurar sua foto nos comentários?

O sistema de comentários do Bobagento utiiza dos serviços da Gravatar para exibir sua imagem.

O sistema é simples: você faz um cadastro rápido no site, faz upload de sua foto, e ela estará disponível em qualquer site que usa o mesmo sistema de comentários do Bobagento.

Siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com , clique em SIGN UP.
2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.
3. Complete o cadastro.


Comenta aí!

Seu email não será divulgado. Todos os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*