Tráfego em lojas pelo celular aumenta, mas a maioria das compras ainda são feitas pelo computador
Recentemente, foi elaborado um relatório que lançou alguns dados interessantes em relação ao comércio eletrônico mundial. Um dado que provavelmente não surpreende ninguém é que o tráfego cresce através do smarphone.
Mas um fato interessante, é que a conversão na área de trabalho (compras pelo computador) é três vezes maior. Também é curioso que tenha sido descoberto que a terça-feira é o melhor dia para obter conversões, sendo que o sábado, parece ser o pior dia para se vender na internet.
Centenas de usuários analisados
Para realizar este estudo, foram analisados 279 empreendimentos online da Espanha, pertencentes a 11 ramos de atividades diferentes e tendo em conta o número de visitas e a faturação em cada caso.
Este estudo, feito por especialistas em inovação digital, também ofereceu uma comparação entre os dados de 2015 e os dados de 2016. Entre as muitas conclusões que foram extraídas, destacam-se as seguintes:
Obter tráfego orgânico através do smartphone está se tornando mais fácil
Primeiro, como destacado acima, o crescimento do tráfego através do Smartphone. O tráfego móvel representa uma média de 44,91%, enquanto no ano passado foi de 34,48%. O que significa que o tráfego móvel aumenta 11 pontos em relação ao ano passado. O tráfego restante ocorre através de desktops, e em uma posição bastante distante, via tablet.
Quais páginas da web são mais visitadas? Um aspecto que preocupa especialmente o comércio eletrônico é criar uma página web que seja bem sucedida. Para fazer isso, as logas devem criar logotipo que seja apropriado para o negócio, a imagem corporativa é a chave do sucesso, pois é a carta de apresentação de uma empresa.
Em seguida, você terá que comprar domínio, dar um bom design à página, analizar o público-alvo e sempre trabalhar pensando nisso, você deve verificar quais são as suas necessidades e oferecê-las.
Como esta análise mostrou, as páginas web que existem há mais de 4 anos são aquelas que alcançam a maior porcentagem de tráfego orgânico direto, especificamente 53,51%. Os canais também foram analisados. Nesse sentido, o tráfego orgânico é o principal canal de captação, atingindo um máximo de 82,73%, embora o tráfego orgânico médio seja de 46,88%. Também tem mais valor a captação nas redes sociais, que é a rota preferencial para muitos novos e-commerces.
O tráfego móvel cresce, mas não a conversão
Finalmente, vale ressaltar os dados obtidos em relação ao índice de conversão. É uma das métricas que mais preocupam os gerentes de comércio eletrônico, embora na verdade a métrica mais importante é a rentabilidade.
Curiosamente, o crescimento do tráfego móvel não se sente em um crescimento, por sua vez, da conversão neste dispositivo. Pelo contrário, a verdade é que a taxa de conversão do celular é três vezes menor do que a da tela principal, resultando em uma queda na taxa de conversão globalmente.