Deputado propõe Natal em novembro para não concorrer com o Reveillon
O deputado federal William Veloso (DEM-ES) encaminhou um projeto a mesa diretora da câmara onde solicita o remanejamento do Natal para 25 de novembro. Segundo o autor do projeto o réveillon é uma data que poderia ser melhor aproveitada comercialmente no entanto ela é ofuscada pala proximidade do Natal.
Em seu pronunciamento o deputado afirmou que “este negócio que Jesus nasceu dia 25/12 é conversa fiada. Os romanos inventaram esta mentira que é repetida até hoje. Se nem a bíblia sabe o dia certo por que temos que continuar prejudicando o comércio?”. De fato, a data coincide com a comemoração do solstício inverno e nas escrituras bíblicas não existe consenso sobre o dia exato do nascimento de Jesus Cristo.
Para Veloso em novembro o trabalhador já recebe a antecipação do 13º salário e pode investir nas compras de Natal sem comprometer o orçamento. Em dezembro o trabalhador além das compras de Natal teria que se dedicar a pagar rematrícula escolar e a elaboração de duas festas com um intervalo de sete dias entre elas. Ao deslocar o Natal para novembro o brasileiro poderia se programar para viajar no réveillon e desta maneira a indústria do turismo teria um crescimento superior a 40% já no primeiro ano.
O projeto está sendo estudado pela comissão de constituição e justiça e pode ser incorporado ao calendário de 2015. Apesar da forte oposição da bancada evangélica ao projeto a presidenta solicitou a base aliada quer aprove o projeto o mais urgente possível.